ESCOLA CLASSE 46 DE CEILÂNDIA

Este blog destina-se à divulgação das ações pedagógicas e projetos da Escola Classe 46 de Ceilândia, sempre focadas na aprendizagem significativa do educando e na preservação do meio ambiente.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Projetos 2011

Para alcançarmos os objetivos propostos desenvolveremos as seguintes atividades/projetos:
  •     Projeto “Resgatando Valores e Atitudes, Formando Cidadãos!”
  •     Projeto “Aprendendo com as tecnologias.” (Laboratório de Informática): Integrar a utilização do computador e os recursos tecnológicos à prática pedagógica de forma proveitosa e prazerosa, de forma a construir uma educação para a cidadania, acompanhando o mundo que vem se transformando em um ritmo acelerado nos últimos tempos, transformando os recursos tecnológicos em ferramentas pedagógicas nos projetos educativos realizados pela escola.
  • O computador é, ao mesmo tempo, uma ferramenta de trabalho e um instrumento de mediação para o conhecimento. É uma ferramenta porque permite ao usuário realizar atividades que, sem ele, seriam mais difíceis e dispendiosos. Como instrumento de mediação, favorece a interação com uma grande quantidade de informações, que se apresentam de maneira atrativa e pode ser utilizado como fonte de informações. E para que possamos colaborar com a formação de um cidadão que tenha  competência para agir no mundo, torna-se imprescindível o conhecimento da informática. Para melhor utilização do Laboratório de Informática, cada turma terá uma hora/aula por semana, à exceção das turmas do 5º ano que terão duas horas em função do Programa Português e Matemática em Foco.
  •     Projeto Formação Continuada: Capacitar o professor aprimorando suas práticas educativas para melhor compreensão no processo de desenvolvimento humano e a forma como o indivíduo constrói o conhecimento, gerando o compromisso com a construção de uma prática pedagógica reflexiva e transformadora. O professor utilizará o horário da coordenação pedagógica para essa formação através dos cursos ofertados pela EAPE e palestras, oficinas oferecidas pela escola no dia da Coordenação Coletiva.
  •     Reagrupamento: através da ampliação do Ensino Fundamental para nove anos fez-se necessário o envolvimento dos professores e alunos do Bloco Inicial de Alfabetização implantando ações conscientes que promovam a inclusão por meio da construção de uma educação que respeite a diversidade cultural, social e trabalhe especificamente no sentido da superação das dificuldades e diferenças no ritmo e na qualidade da aprendizagem. O Reagrupamento é uma estratégia pedagógica utilizada para atender às necessidades educativas dos alunos, permitindo acompanhamento mais individualizado.Valendo ressaltar que os reagrupamentos devem apresentar flexibilidade, dinamicidade e ser realizado com caráter provisório. Acontecerá em três etapas, conforme prevê a Proposta do BIA:
  • o    Reagrupamento Interclasse: modalidade planejada pelos professores de uma mesma etapa/ano ou entre etapas/anos diferentes, permitindo o intercâmbio entre eles, para atendimento aos alunos no mesmo turno de estudo. Será realizado toda semana, às quinta-feiras. O planejamento será coletivo e estaremos utilizando nesta etapa os diverso tipos de gêneros literários (propagandas, bilhetes, cartazes, poesias, trava-linguas, músicas, estórias, etc.)
  • o    Reagrupamento Intraclasse: modalidade realizada na própria sala de aula do professor para permitir aos alunos a construção da autonomia com o gerenciamento do tempo e a tomada de decisões de acordo com seus interesses e necessidades. Planejamento individual do professor
  • o    Reagrupamento Extraclasse: modalidade para atendimento dos alunos de uma mesma etapa/ano ou etapas/anos diferentes, devendo ocorrer no turno contrário, em dias e horários planejados. Tem a finalidade de suprir as necessidades específicas de aprendizagem. Planejamento individual e/ou coletivo. Será montado um cronograma para atendimento aos alunos pelo professor.
  •     Projeto Interventivo: as ações pedagógicas do projeto Interventivo tem como objetivo desenvolver atividades que promovam o investimento de alternativas e estratégias diferenciadas, com o foco em uma aprendizagem significativa, contextualizada, lúdica e prazerosa, formando cidadãos, construindo conhecimentos, atitudes e valores. Valorizando a escola e promovendo-a em um ambiente dinâmico para atender os alunos dos 4º e 5º anos com defasagem idade/série, proporcionando-lhes a reflexão, a socialização e a contextualização.
  •     Mala Viajante: Estimular o gosto e o desenvolvimento da leitura.
  •     Projeto Ação Família: Promover a integração família escola para uma melhor compreensão do processo de aprendizagem (através de palestras, encontros, oficinas, parcerias público/privadas.
  •     Semana da Pessoa com Deficiência: O desafio a ser encarado pela escola inclusiva é o de desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar efetivamente todas as crianças, incluindo as que sofrem sérias desvantagens ou deficiências. O mérito de tais escolas não está apenas em serem capazes de prover uma educação de qualidade a todas as crianças; seu estabelecimento é um passo crucial no auxílio à mudança de atitudes discriminatórias, à criação de comunidades receptivas e ao desenvolvimento de uma sociedade inclusiva. Uma mudança na perspectiva social é imperativa... (Declaração de Salamanca, 1994, p. 60 – versão oficial inglesa)
  •     Semana da Consciência Negra: Durante a semana que se comemora o Dia da Consciência Negra estaremos realizando eventos sócio-culturais-pedagógicos e recreativos envolvendo toda a comunidade escolar, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores da cultura afro-brasileira e indigena pertencentes a nossa sociedade, também realizando uma mostra de todas as atividades desenvolvidas durante o ano letivo sobre este tema.
  •     Projeto Capoeira: parceria com uma ONG que desenvolverá a capoeira no horário de 18:30h às 19:30h;
  •     P
  •     Projeto Saber Amar (Sala de Recursos);
  •     Festa Junina;
  •     Passeios e visitas a museus, parques, pontos turísticos, etc.;
  •    Formação de grupos para realização de estudos, planejamentos coletivos, oficinas;
  •     Realização de eventos sócio-culturais-pedagógicos e recreativos envolvendo toda a comunidade escolar, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores pertencentes à nossa sociedade;
  •     Firmar parcerias público-privadas;
  •     Co-participação da família, escola e comunidade na discussão e definição de prioridades, estratégias e ações do processo educativo;
  • Estaremos, também, desenvolvendo os projetos estabelecidos pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, tais como:
  •     Português e Matemática em Foco

Um comentário:

  1. Que legal...estudei aí em 1993-1996...seria tão bom reencontrar as pessoas dessa época...

    Profa.Dilma Souza, Profa.Vera, Profa. Socorro Sampaio...

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