ESCOLA CLASSE 46 DE CEILÂNDIA

Este blog destina-se à divulgação das ações pedagógicas e projetos da Escola Classe 46 de Ceilândia, sempre focadas na aprendizagem significativa do educando e na preservação do meio ambiente.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

ANO LETIVO 2011

Deus, autor da vida. Estamos juntos em oração.
Juntos como determinaste.
E juntos sentimos a Tua presença e consagramos esse novo ano.
E juntos pedimos-Te que possamos ser fiéis à vocação que nos foi confiada.
Que neste novo ano, Senhor, nos lembremos da vocação de ensinar.
Que sejamos tocados pelo Teu amor, para que possamos partilhar amor.
Que estejamos entusiasmados, cientes do sublime papel de tocar a alma e de ajudar o aluno a entender que vale a pena aprender, e aprender sempre, para que sejam, ao mesmo tempo, mais sábios e mais humildes.
Que neste novo ano, Senhor, os alunos estejam mais receptivos.
Que se abram para a eterna novidade da vida, da amizade, do amor.
Que nas salas de aula, o Teu espírito esteja presente,
 tocando no coração de todos nós, sem distinção.
E que a carência que vem de famílias ausentes seja amenizada
nestes espaços de luz.
Que, neste novo ano, cada funcionário se regozije de sua missão.
Que ninguém se sinta diminuído, e que o respeito seja o guia de cada relação.
Que a arrogância não encontre eco nesses espaços.
Que a prepotência dê lugar ao olhar singelo de todos que precisam aprender.
E Tu sabes, Senhor, que todos, sem distinção, precisam aprender.
Que, nessa escola, um clima de harmonia possa reinar.
Que cada canto e recanto seja abençoado.
Que os acidentes sejam pequenos e não retirem o sorriso e o encanto das pessoas que aqui vêm para exercitar a arte e a missão de construir a felicidade.
Que sejamos todos acolhedores
 e nos sintamos todos acolhidos por estarmos juntos, aqui.
Que os pais possam estar mais presentes.
 Que se lembrem de que são os primeiros educadores e que não podem relegar à escola o seu papel de condutores de toda a vida.
Que os pais se amem.
Que a violência não encontre guarida na casa dos nossos alunos.
Que a serenidade vença a agressividade, e que o amor jamais tire folga.
Senhor abençoa este novo ano letivo!
Queremos renovar nossa fidelidade ao Teu chamado.
Queremos renovar nossa disposição de viver a vida
 a serviço de uma grande causa,
 da causa do amor.
cantinho da leitura.JPG2c8fre2.jpgE que o amor, esse sentimento divino e humano, esse sentimento que sintetiza Tua essência, nossa essência, seja a razão de estarmos aqui.
GABRIEL CHALITA (Educar em Oração)

DESEJAMOS À TODOS UM MARAVILHOSO ANO LETIVO!
SEJAM BEM-VINDOS!
ESCOLA CLASSE 46 DE CEILÂNDIA
2011

BOAS VINDAS

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Projetos 2011

Para alcançarmos os objetivos propostos desenvolveremos as seguintes atividades/projetos:
  •     Projeto “Resgatando Valores e Atitudes, Formando Cidadãos!”
  •     Projeto “Aprendendo com as tecnologias.” (Laboratório de Informática): Integrar a utilização do computador e os recursos tecnológicos à prática pedagógica de forma proveitosa e prazerosa, de forma a construir uma educação para a cidadania, acompanhando o mundo que vem se transformando em um ritmo acelerado nos últimos tempos, transformando os recursos tecnológicos em ferramentas pedagógicas nos projetos educativos realizados pela escola.
  • O computador é, ao mesmo tempo, uma ferramenta de trabalho e um instrumento de mediação para o conhecimento. É uma ferramenta porque permite ao usuário realizar atividades que, sem ele, seriam mais difíceis e dispendiosos. Como instrumento de mediação, favorece a interação com uma grande quantidade de informações, que se apresentam de maneira atrativa e pode ser utilizado como fonte de informações. E para que possamos colaborar com a formação de um cidadão que tenha  competência para agir no mundo, torna-se imprescindível o conhecimento da informática. Para melhor utilização do Laboratório de Informática, cada turma terá uma hora/aula por semana, à exceção das turmas do 5º ano que terão duas horas em função do Programa Português e Matemática em Foco.
  •     Projeto Formação Continuada: Capacitar o professor aprimorando suas práticas educativas para melhor compreensão no processo de desenvolvimento humano e a forma como o indivíduo constrói o conhecimento, gerando o compromisso com a construção de uma prática pedagógica reflexiva e transformadora. O professor utilizará o horário da coordenação pedagógica para essa formação através dos cursos ofertados pela EAPE e palestras, oficinas oferecidas pela escola no dia da Coordenação Coletiva.
  •     Reagrupamento: através da ampliação do Ensino Fundamental para nove anos fez-se necessário o envolvimento dos professores e alunos do Bloco Inicial de Alfabetização implantando ações conscientes que promovam a inclusão por meio da construção de uma educação que respeite a diversidade cultural, social e trabalhe especificamente no sentido da superação das dificuldades e diferenças no ritmo e na qualidade da aprendizagem. O Reagrupamento é uma estratégia pedagógica utilizada para atender às necessidades educativas dos alunos, permitindo acompanhamento mais individualizado.Valendo ressaltar que os reagrupamentos devem apresentar flexibilidade, dinamicidade e ser realizado com caráter provisório. Acontecerá em três etapas, conforme prevê a Proposta do BIA:
  • o    Reagrupamento Interclasse: modalidade planejada pelos professores de uma mesma etapa/ano ou entre etapas/anos diferentes, permitindo o intercâmbio entre eles, para atendimento aos alunos no mesmo turno de estudo. Será realizado toda semana, às quinta-feiras. O planejamento será coletivo e estaremos utilizando nesta etapa os diverso tipos de gêneros literários (propagandas, bilhetes, cartazes, poesias, trava-linguas, músicas, estórias, etc.)
  • o    Reagrupamento Intraclasse: modalidade realizada na própria sala de aula do professor para permitir aos alunos a construção da autonomia com o gerenciamento do tempo e a tomada de decisões de acordo com seus interesses e necessidades. Planejamento individual do professor
  • o    Reagrupamento Extraclasse: modalidade para atendimento dos alunos de uma mesma etapa/ano ou etapas/anos diferentes, devendo ocorrer no turno contrário, em dias e horários planejados. Tem a finalidade de suprir as necessidades específicas de aprendizagem. Planejamento individual e/ou coletivo. Será montado um cronograma para atendimento aos alunos pelo professor.
  •     Projeto Interventivo: as ações pedagógicas do projeto Interventivo tem como objetivo desenvolver atividades que promovam o investimento de alternativas e estratégias diferenciadas, com o foco em uma aprendizagem significativa, contextualizada, lúdica e prazerosa, formando cidadãos, construindo conhecimentos, atitudes e valores. Valorizando a escola e promovendo-a em um ambiente dinâmico para atender os alunos dos 4º e 5º anos com defasagem idade/série, proporcionando-lhes a reflexão, a socialização e a contextualização.
  •     Mala Viajante: Estimular o gosto e o desenvolvimento da leitura.
  •     Projeto Ação Família: Promover a integração família escola para uma melhor compreensão do processo de aprendizagem (através de palestras, encontros, oficinas, parcerias público/privadas.
  •     Semana da Pessoa com Deficiência: O desafio a ser encarado pela escola inclusiva é o de desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar efetivamente todas as crianças, incluindo as que sofrem sérias desvantagens ou deficiências. O mérito de tais escolas não está apenas em serem capazes de prover uma educação de qualidade a todas as crianças; seu estabelecimento é um passo crucial no auxílio à mudança de atitudes discriminatórias, à criação de comunidades receptivas e ao desenvolvimento de uma sociedade inclusiva. Uma mudança na perspectiva social é imperativa... (Declaração de Salamanca, 1994, p. 60 – versão oficial inglesa)
  •     Semana da Consciência Negra: Durante a semana que se comemora o Dia da Consciência Negra estaremos realizando eventos sócio-culturais-pedagógicos e recreativos envolvendo toda a comunidade escolar, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores da cultura afro-brasileira e indigena pertencentes a nossa sociedade, também realizando uma mostra de todas as atividades desenvolvidas durante o ano letivo sobre este tema.
  •     Projeto Capoeira: parceria com uma ONG que desenvolverá a capoeira no horário de 18:30h às 19:30h;
  •     P
  •     Projeto Saber Amar (Sala de Recursos);
  •     Festa Junina;
  •     Passeios e visitas a museus, parques, pontos turísticos, etc.;
  •    Formação de grupos para realização de estudos, planejamentos coletivos, oficinas;
  •     Realização de eventos sócio-culturais-pedagógicos e recreativos envolvendo toda a comunidade escolar, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores pertencentes à nossa sociedade;
  •     Firmar parcerias público-privadas;
  •     Co-participação da família, escola e comunidade na discussão e definição de prioridades, estratégias e ações do processo educativo;
  • Estaremos, também, desenvolvendo os projetos estabelecidos pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, tais como:
  •     Português e Matemática em Foco